A História do Sorvete

single.titulo

Essa delícia gelada que tanto amamos surgiu há muitos anos atrás! Vamos te contar um pouquinho dessa história.

Tudo começou com os chineses, quando misturavam neve com frutas e formavam um espécie de sorvete. Os árabes também faziam essa mesma técnica e logo começaram a fazer caldas para compor a mistura que foi chamada de sorbet. Outros povos também faziam essa espécie de sorvete primitivo, nos banquetes de Alexandre, O Grande, na Grécia, e nas festas de Nero em Roma, os convidados degustavam frutas e saladas de frutas geladas.

A grande revolução dos sorvetes aconteceu com Marco Polo, que encontrou técnicas especiais de produção de sorvete e trouxe para a Itália. Assim, o sorvete entrou em moda pela Europa, no casamento de Catarina de Médici com Henrique II, foram levadas da Itália para França as sobremesas geladas que encantaram toda a corte.

O público em geral só teve acesso ao sorvete quando Francesco Procopio abriu um café em Paris, no qual vendia o sorbet, esse sorvete a base de frutas e sem leite. Logo depois disso, o sorvete se espalhou por toda Europa e depois chegou aos EUA.

No Brasil, o sorvete se tornou popular em 1834, quando dois cariocas compraram 217 toneladas de gelo de um navio e começaram a fabricar sorvetes com frutas brasileiras. Como não existia formas de conservar o sorvete, ele tinha data e hora marcada para ser comercializado.

Partilhar no Google+