Exercícios físicos para tratar diabetes

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Não é segredo para ninguém que os exercício físicos são benéficos para a saúde de todos, mas para as pessoas que possuem diabetes eles são quase obrigatórios. A corrida é a atividade mais recomendada por causa dos benefícios e prevenção de complicações das áreas vasculares do corpo.

Os exercícios físicos possuem efeitos a curto e longo prazo aos diabéticos. Em curto prazo podemos citar os efeitos metabólicos, como aumento da ação da insulina, aumento da captação de glicose pelos músculos, diminuindo a captação de glicose pelo sangue. Em longo prazo, a prática pode melhorar as funções cardiorrespiratórias, melhorar da pressão arterial, diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom e ainda diminuir os riscos de ansiedade e depressão.

A quantidade de exercício deve respeitar as limitações de cada pessoa, como as condições físicas e as complicações causadas pela doença. Lembre-se que tudo deve ser acompanhado por profissionais, que geralmente recomendam:

- Exercícios aeróbicos (corrida, natação e ciclismo) cerca de 150 minutos por semana, com intensidade moderada;

- Fortalecimento muscular de 2 a 3 vezes por semana, trabalhando principalmente as pernas e os braços;

- Exercícios que priorizem a flexibilidade e o equilíbrio como alongamentos, todos os dias.

Lembramos, mais uma vez, que apenas os profissionais habilitados a essa função podem recomendar os exercícios. A avaliação médica constante é importante, inclusive, para detectar complicações silenciosas que podem ocorrer durante a prática de exercícios.

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